
Cláudio Thompson


Pianista, pesquisador e diretor musical. Mestre em Música pela UDESC, com especialização em Piano Acompanhamento, e bacharel em Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro (CBM-RJ), atua como solista e músico de câmara, tendo se apresentado em diversas cidades do Brasil, além de Sunchales e Buenos Aires (Argentina), Berlim (Alemanha) e Oxford (Reino Unido). Dedica-se ao repertório de compositores nascidos ou naturalizados capixabas do século XX e à música contemporânea para Piano Solo e Toy Piano (piano de brinquedo), sendo um dos fundadores do Toy Piano Brasil.
Sua atuação artística dialoga diretamente com a pesquisa que desenvolve sobre a música erudita para piano produzida no Espírito Santo ao longo do século XX, com foco em compositores e compositoras desse período. Nesse contexto, realiza o resgate de partituras e gravações e desenvolve ações de difusão desse repertório. É autor do livro Alceu Camargo: um homem a seu tempo (2011), resultado de investigação biográfica e histórica sobre o piano erudito capixaba.
Os desdobramentos dessa trajetória investigativa e artística incluem a criação da peça Solo Capixaba (2025), da qual é autor, pianista e diretor musical, e a atuação como diretor musical da websérie Paisagem para Piano (2025), idealizada e dirigida pelos cineastas Adriana Jacobsen e Bruno Zorzal, que aborda obras pianísticas das compositoras capixabas Lycia De Biasi Bidart e Terezinha Dora Abreu de Carvalho. Durante a pandemia, desenvolveu projetos audiovisuais com performances publicadas em seu canal no YouTube e em canais de outros artistas, ampliando as possibilidades de circulação de seu trabalho.
Sua produção fonográfica inclui os álbuns Music to Heal the World (2022), A Coroa de Sonho (2022), Melhor Companhia (2016) e a participação no álbum The Universe Shall Conspire to Love (2013). No campo acadêmico e institucional, atuou como docente na UFES e na FAMES. Atualmente, é professor e coordenador de Piano na Escola de Música Gabriel Camargo e, desde abril de 2023, integra a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES) como pianista.



.png)